quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Carioca, nascida na Tijuca
Filha de amazonense com mineiro, neta de Angolanos que vieram para Bahia, cidade de CANDEIAS e índios brasileiros do Amazonas, Tribo dos Ticunas do Alto do Rio Solimões, cidade do Amaturá.
Mãe de três filhos, Vitor José Barbosa Pereira https://www.facebook.com/vitorjose.pereira?fref=ts, Juliana Barbosa Pereira https://www.facebook.com/barbosajulianapereira?fref=ts e João Vinícius Barbosa Pereira https://www.facebook.com/joao.viniciuspereira?fref=ts, orgulhosamente sobrinhos netos de Zózimo Bulbul, netos de Maria Helena Alves Pereira (mãe de Vantoen Pereira Jr, irmã de Zózimo, filha de Rita) e Lindalva Barbosa de Souza, grandes mulheres.

Desenho desde pequena mas minha primeira opção para a faculdade foi Direito UERJ, parte por expectativas da família e parte pela vontade de contribuir com a sociedade, fazer minha parte.
Porém a arte foi mais forte e parti para o segundo vestibular e para a Escola de Belas Artes da UFRJ. Na busca de minha identidade, busquei voltar minha arte para trabalhos relacionados à cultura afro-brasileira, meu primeiro projeto na faculdade foi intitulado "Em costas Negras" , título que foi utilizado pelo autor Manolo Florentino, na época esposo da professora do projeto que me solicitou a utilização do nome. Quando conheci Carlos Alberto Medeiros e Filó solicitei a eles fazer a arte da logo do projeto USAFRICARIBE e aí começa minha trajetória com os projetos voltados para cultura/arte afro-brasileira.

Em 1986, ao ingressar na Universidade Federal do Rio de Janeiro no curso de  Comunicação Visual, já havia iniciado a atividade profissional realizando trabalhos de ilustração para algumas pequenas empresas, realizando o primeiro trabalho de projeção na própria Escola de Belas Artes para o evento CRETTA realizado no prédio do MINC.
 Após a universidade desenvolvi projetos gráficos para empresas de áreas diversas do setor cultural privadas, públicas e ongs como Petrobrás, Petrus, Dialog, Eleeko, Usafricarib.
Desenvolvi  lay outs para o estúdio de arte de Art Simns, em Los Angeles e para o filme “Cinema de Lágrimas” de Nelson Pereira dos Santos, programação visual para projetos culturais na área de cinema, teatro e música como o projeto “ Castro Alves” de Nélson Pereira dos Santos. 

Pesquisa de Imagens para o  livro Engrenagens da Moda Ed. SENAC, 2001.

No Armazém dos Esportes, empresa de moda jovem esportiva  masculina e feminina teve os primeiros contatos com a indústria têxtil realizando a criação de estampas localizadas e corridas e também atuando na criação e produção gráfica da mesma empresa. Posteriormente esta experiência estendeu-se na empresa Smuggler inicialmente como prestadora de serviços (free-lancer) e depois como contratada participando na criação de campanhas e peças promocionais, projetos de vitrine e desenvolvimento de estampas.
Após curso de especialização em design têxtil no Senai Cetiqt/Rio de Janeiro, gerenciei em 2002 /2003 e 2006 o desenvolvimento de estampas da Fábrica São Pedro de Alcântara Tecidos-Beneficiamento Têxtil na coordenação de coleções, criação de estampas, catálogos, reaproveitamento de cilindros, cartela de cores, e pesquisa de tendências.Criação de estampas para coleção da grife Animale Outono-Inverno 2004.

Criação gráfica da logo da Livraria Negra Kitabu

Criação gráfica da Logo Selo Negro - Editora Summus São Paulo

Criação gráfica da Logo USAFRICARIBE

2011 

Empresas: SADAE, Tecnologia Japonesa - Catálogo 2010

ONG NEED - criação gráfica da logo

Design gráfico para empresas Black&Preto, do diretor Luiz  Antônio Pillar, para peça Os Negros, Centro Cultural Banco do Brasil
Design gráfico para empresas Black&Preto, do diretor Luiz  Antônio Pillar, para peça  Charles Boudelaire, Minha Terrível Paixão

Evento Festival de Cultura Afro-Brasileira no Rio de Janeiro - Realização CIDAN 

Evento Dia D Zumbi no Rio de Janeiro 2003/2004/2005,

Encontro da Arte Negra - Projeto CIDAN O Centro de Informação e Documentação do Artista Negro -2009 
Projeto Gráfico do VI COPENE - Congresso de Pesquisadores(as) Negros(as) realizado pela ABPN - Associação dos pesquisadores e pesquisadoras negros e negras - 2010  

Oi Futuro - Novembro 2010 - Projeto Consciência em Poesia

Projeto Prêmio Nacional de Expressões Culturais Afro-Brasileiras - 2010 -Realização CADON - Encontro da Arte Negra - Projeto CIDAN O Centro de Informação e Documentação do Artista Negro

Atualização da logomarca do CADON  - 2010

Identidade Visual do Projeto Diálogos e Diversidade - Lei 10.639 - IFRJ - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro- IFRJ - 2011

Identidade Visual do Projeto Literário Mulheres Bantas Vozes de Minhas Antepassadas . Escritora Ana Cruz . 

Projeto Gráfico de diversas produções da Cia  de Teatro e Dança Rubens Barbot

Jornal Icapra - mensal - Instituto Cultural de Apoio e Pesquisa as Tradições Afro-brasileiras desde 2009

Identidade Visual do Projeto Encontro Internacional de Samba - 2011 -New York School of Samba -2011
Programação Visual Lançamento Pesquisa logo e caderno COMDEDINE Lei 1354/88 NAS BIBLIOTECAS DO RIO DE JANEIRO 
Identidade Visual do Projeto Encontro de Damas - idealizadora/produtora Adriana Baptista
Identidade Visual do Projeto Zumbi Vive Aqui
Programação Visual - Lima Barreto . peça teatral / direção: Luiz Antonio Pilar
Identidade Visual do Projeto Mulher Negra Mostre a Sua Cara - idealizadora/produtora Ana Cruz
Participação da criação do site Mulher Negra e Cia - e fan page
2013
Identidade Visual do Projeto RenaCine Cinema Negro - Renascença Clube, Departamento Cultural
Criação da logo do projeto Terreiro Contemporâneo - Cia Rubens Barbot
Identidade Visual do Projeto Mulher Negra Construindo sua Visibilidade - idealizadora/produtora Ana Cruz - 2013
Festa Black Lovers - 2013
Realizando este ano mais uma edição do Prêmio Jornalista Abdias Nascimento -criação troféu (2011), programação visual 2012/2013
Atualmente prestando consultoria de marketing digital para a empresa Cris Roberto - 2013

2011 -Programação Visual para profissionais liberais e empresas
Arbórea Paisagismo - identidade visual, site, fan page
Valeriam Martins – Fotógrafa 
Caramuru Produções Fotográficas
Dra. Vanessa Metz – Dermatologista
Dr. André Felipe Sloboda – Nefrologista
Adriana Baptista – Produtora Cultural site www.adrianabaptista.com
Cyda Morenyx - Gastronomia Mineira
Identidade visual Acquatur, Blue Bus, Senac, Restaurante Caipirinha e Filé, Pousada do Rio Quente Resort